Aluguel

ALUGUEL SOLAR

É um aluguel como qualquer outro. Neste caso, nossos clientes alugam parte dos nossos sistemas solares (usinas) instalados no Espírito Santo. Cada cliente poderá alugar um percentual da usina, equivalente até 100% do consumo mensal. Ao alugar parte do sistema, o cliente passa a gerar sua própria energia sem qualquer investimento prévio, durante ou depois.

Com o aluguel solar nossos clientes podem economizar até 15% na fatura de energia.

A Apolo Solar conta atualmente com 1 usina em funcionamento no município de Linhares-ES e mais 4 em processo de liberação, todas em solo capixaba e atendidas pela concessionária de energia local.

Por enquanto, trabalhamos somente com a modalidade de Pessoas Jurídicas.

  • Empresas em geral, Associações, Sociedades, Instituições religiosas e Fundações:
  • Economia de até 15% sobre a conta de energia.
  • Exigência mínima: média mensal de R$ 2.000,00 em contas de energia.

 

Obs.: Se você não consome isso tudo, mas gostou da ideia, entre em contato conosco.

Os sistemas solares da Apolo Solar possuem garantia de eficiência de 25 anos. Portanto, nossos clientes poderão aproveitar a economia por bastante tempo, uma vez que mesmo após o vencimento da garantia ainda haverá geração.
O período mínimo que cada cliente poderá aproveitar o desconto é de 5 anos.

Não é preciso pagar nada. R$ 00,00 (zero reais). O cliente que optar pela adesão não desembolsará nenhum valor e a economia começará logo na primeira fatura.

O aluguel solar é uma oportunidade aos nossos clientes e não existem outras taxas subtendidas

Fazer parte desta oportunidade é um favor ao meio ambiente. A energia compensada será 100% limpa e renovável.

Com a energia solar fotovoltaica evitamos grandes emissões de CO² e diminuímos automaticamente a necessidade de utilização de outras fontes mais caras e poluentes para atender o restante da população.

Nossos clientes tornam-se energeticamente emancipados das concessionárias de energia, podendo requerer, inclusive, selos de sustentabilidade já existentes no Brasil.

Se por qualquer motivo a usina diminuir sua geração em determinado mês, nossos clientes poderão ter seus descontos reduzidos naquele período apenas. Contudo, trabalhamos com uma margem de segurança para evitar essas oscilações ocasionais.

O processo para fazer parte de nossos sistemas é simples. Entre em contato conosco e informaremos sobre todo procedimento a ser realizado.

Depois de acordado, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) exige um período de até 2 (dois) meses para que a concessionária autorize o ingresso do cliente em nosso sistema. Mas não se preocupe, pois faremos tudo isso por você.

ALUGUEL SOLAR – PESSOA FÍSICA

Se você se interessou por essa modalidade e deseja usufruir desses benefícios como pessoa física, por favor entre em contato conosco.

FALE CONOSCO

Entenda como funciona, tire suas dúvidas e veja se essa é a estratégia adequada para você ou sua empresa. Preencha os seus dados no formulário abaixo e nós entraremos em contato.
WhatsApp chat
  • Em 2012 foi regulado o mercado de energia solar no Brasil, mais conhecido como Geração Distribuída (GD), através da Resolução normativa 482 da ANEEL, no entanto, essa norma era restrita e com uma série de limitações ao crescimento do setor. Então, em 2017 promulgou-se uma nova resolução normativa de nº 687. Essa, por sua vez, possibilitava o retorno financeiro do investimento em sistemas solares, motivo pelo qual estamos presenciando um crescimento exponencial. Ao final deste documento irei anexar um infográfico sobre o crescimento solar no país.
  • A nova regulamentação criou algumas modalidades de Geração distribuída. Dentre elas, a Geração Compartilhada, art. 2º, RN 482/2012:
    • VII – geração compartilhada: caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada; (Incluído pela REN ANEEL 687, de 24.11.2015.)
  • Imediatamente abriu-se a possibilidade de instalar sistemas e compartilhar a energia gerada e é assim que funciona o aluguel solar. A Apolo Solar instala por conta própria grandes usinas solares e compartilha com seus clientes essa energia gerada.
  • Não! Todo e qualquer investimento é feito pela Apolo Solar, os clientes apenas aproveitam o desconto sem maiores preocupações. Isso só é possível pois a Apolo Solar investe em sistemas de grande porte, reduzindo os custos dos equipamentos e, consequentemente, o valor do kwh gerado é menor do que o da própria concessionaria de energia local.
  • Por enquanto apenas participantes do grupo B de tarifa de energia podem ser enquadrados no Aluguel Solar.
  • Se você tem demanda contratada (grupo A) ou é de outro grupo tarifário, entre em contato conosco e apresentaremos uma proposta de sistema solar próprio. Temos convicção que todo investimento em energia solar é bastante rentável e seguro.
  • Sim. Não há limitações na norma que limite uma mesma unidade consumidora ter diferentes formas de compensação. Assim sendo, qualquer pessoa jurídica ou física pode fazer parte de vários sistemas solares. Recomendamos sempre uma avaliação profissional nesses casos.
  • Muito simples. Na geração distribuída, seja aluguel ou sistema próprio, a conta “fictícia” de energia funciona como uma conta corrente bancária. Se você gerar mais energia do que consumiu em determinado mês, aquele excedente será creditado em sua conta de energia para abater no próximo mês e assim sucessivamente.
  • Os créditos de energia possuem validade de 60 meses da geração e são utilizados automaticamente pela concessionária sempre que você precisar deles.
  • Exemplo: meu sistema solar gerou 800 kwh em maio e eu consumi apenas 200 kwh nesse mesmo mês, dessa maneira, sobrou 600 kwh que deverão ser creditados em uma fatura posterior se houver necessidade. Se no próximo (junho) mês eu consumir 1200 kwh e gerar apenas 700 kwh, então a sobra de 600 kwh será utilizada automaticamente. Pelas contas sobrariam 100 kwh ainda, mas esse valor deverá ser utilizado para o “custo de disponibilidade” (ou taxa mínima), funciona como uma taxa por se utilizar essa conta corrente fictícia. O custo de disponibilidade pode abater o máximo de 100 kwh por mês se a rede local for trifásica, sendo ela bifásica ou monofásica o valor será de 50 kwh e 30 kwh respectivamente. Caso seja necessário “utilizar” o custo de disponibilidade, mesmo que você possua créditos para abatê-lo, ainda assim haverá uma cobrança mínima equivalente na fatura de energia.
  • Com o aluguel solar, o cliente receberá duas faturas, uma da concessionária de energia (EDP) e outra referente ao aluguel solar. Se o cliente desejar, com acesso ao portal da EDP podemos emitir uma única fatura para maior comodidade do cliente.
  • Nossos sistemas são regulados pela ANEEL, em decorrência disso, tudo é contabilizado pela própria EDP: energia gerada, consumida, créditos de energia e impostos obrigatórios.
  • É obrigação legal de todos nós pagarmos pelas taxas de contribuições sociais, como a taxa de iluminação pública (lei municipal), mesmo que sua conta venha zerada de consumo pelo aluguel solar ou sistema de geração próprio.
  • Para não deixar dúvidas, com o aluguel solar ou sistema próprio, o cliente poderá consumir o quanto de energia for necessário, não existem limitações unicamente por fazer parte do sistema de geração distribuída.
  • No aluguel solar nós fazemos um estudo a partir da média anual consumida anteriormente. A partir desse estudo nós estabelecemos o percentual a ser compensado pelo cliente. O desconto será sempre aplicado somente sobre o valor contratado no aluguel solar.
  • Exemplo: minha média de consumo foi de 1200 kwh por mês. Vamos supor que o aluguel será sobre a totalidade, ou seja, 1200 kwh. Se o cliente em determinado mês consumir 1500 kwh, a concessionária primeiro verificará se ele tem créditos para abater, se não houver, pagará somente pelos 300 kwh.
  • Neste caso, haverá um abatimento do total consumido naquele mês e o restante ficará como crédito para os meses posteriores
  • Cada cliente terá direito um percentual de geração da usina solar, assim, todo mês a própria EDP calcula os valores e obrigatoriamente faz constar tudo isso na fatura de energia.
  • Paralelamente, nós da Apolo Solar iremos enviar mensalmente um relatório com todos os dados do sistema, da sua geração, da sua economia, entre outras informações pertinentes.
  • Nós trabalhamos com a instalação de sistemas residências e comerciais de qualquer natureza.
  • A Apolo Solar oferece o serviço completo, desde o projeto elétrico, compra de materiais, instalação, procedimentos na concessionária local, até a ligação final do sistema. Resumindo, nós entregamos o sistema pronto e em pleno funcionamento para o cliente.
  • Monitoramos de forma gratuita todos os sistemas instalados para identificar rapidamente qualquer problema e corrigi-lo.
  • Entre em contato conosco e teremos prazer em atendê-lo.
  • Atualmente trabalhamos com 10% de desconto, no entanto temos como estratégia da empresa privilegiar todos os nossos clientes da mesma forma. Dito isso, nosso planejamento prevê o aumento do desconto para até 15% dentro dos próximos 5 (quatro) anos, incluindo os clientes que já estejam aproveitando a economia de 10%.
  • Fique tranquilo, sempre iremos comunicar prioritariamente nossos clientes sobre novas oportunidades.